quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Plano de aula sobre língua, linguagem e linguística para alunos de 9º ano

Ementa

De acordo com PETTER, Margarida. “Linguagem, Língua, Linguística” In: Fiorin, J.L Introdução à linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.
  
         Língua e linguagem não são a mesma coisa. Muitos teóricos definem de formas diferenciada.  
         Segundo Saussure, a linguagem é multifacetada, pois compreende várias áreas de conhecimento físico, psíquico e fisiológico. Ela permite o estudo de outras ciências humanas, como a psicologia e a antropologia. A língua por sua vez é uma parte da linguagem que obedece a um sistema externo (contrato social) e um interno (individualizado). É tratada como um sistema de signos, uma vez que seu código (seja falado ou escrito) possui um conjunto de significantes e significados.
        O estudo da língua/linguagem se faz através da linguística que divide-se em duas partes inseparáveis e dependentes uma da outra: a primeira investiga a língua, e a segunda estuda e descreve a fala.Sendo esta o principal objeto de estudo. A linguística foca no estudo empírico, ou seja, a língua em uso (visão pragmática).
       Em estudos interdisciplinares é preciso levar em consideração diversas visões como a sociolinguística que investiga língua e sociedade; psicolinguística que investiga a aquisição de conhecimento do indivíduo (psicologia do desenvolvimento).
       Concluímos que a partir dos estudos de linguística, a fala passou a ter grande importância na prática pedagógica, quebrando paradigmas e preconceitos linguísticos, com o objetivo de mudar o comportamento cultural da sociedade em relação ao uso da língua.
 
Objetivos gerais:
         Diferenciar linguagem, língua e linguística encontrando semelhanças e diferenças; desenvolver os temas em atividades e no cotidiano.

Objetivos específicos:
  • ·      Conhecer as modalidades da linguagem, como norma culta, variações da língua falada e escrita em diversas situações de comunicação; 
  • ·         Leitura e interpretação de charges, histórias em quadrinhos e anúncios;
  • ·         Conhecer noções de linguística como: sociolinguística e pragmática;
  • ·         Reconhecer a pluralidade da Língua Portuguesa no mundo.


Recursos metodológicos

         Quadrinhos e gravação de áudio. 

Avaliação

Atividade em sala parte 1: Leitura e interpretação do quadrinho (7,0)

http://turmadamonica.uol.com.br/

1 - Identifique as ocorrências de norma culta e linguagem coloquial. Em seguida discuta em dupla o porquê destas ocorrências. Existem diferenças culturais entre as personagens? Explique.

2 - De acordo com as observações do exercício anterior, a fala do Chico Bento interfere na interpretação? Explique. 

3 - Qual a sua opinião a respeito dos diferentes usos da língua falada? 

4 - Cite outras ocorrências de diferentes linguagens que você já ouviu.

Atividade em sala parte 2: Leitura e interpretação do quadrinho (3,0)



http://turmadamonica.uol.com.br/

1 - Levando em consideração que a comunicação pode ser feita através de várias formas não somente a verbal. Observe na tirinha o "diálogo" construído na sequência de imagens e expressões sonoras(onomatopeias). Em seguida crie uma possível fala para o Cascão no primeiro e ultimo quadrinho. 

2 - Há humor na história? Em qual dos quadrinhos pode ser identificado?

Trabalho para casa (10,0)

Transcrição de fala

     O aluno deve gravar uma conversa informal com seus familiares em qualquer situação. Em seguida tentar transcrever sem corrigir os possíveis vícios de linguagens, abreviações e repetições presentes na fala. 
     Na aula seguinte apresentar o relato em sala discutindo as diferenças socioculturais com os colegas e o professor.