terça-feira, 19 de maio de 2015

Análise da conversação

Oi pessoal, este é o nosso trabalho da disciplina Teorias do Texto com orientação da Profª Joana Ormundo, consiste em transcrever e analisar uma conversa informal gravada, sugiro ao leitor que escute o áudio e leia a transcrição ao mesmo tempo para acompanhar os símbolos do modelo de transcrição. Fiquem a vontade para comentar nosso trabalho e boa leitura a todos.

Evento da fala: Conversa informal sobre a greve dos professores do Estado de São Paulo do ano de 2015.

Trata-se de uma conversa entre três amigas em um "barzinho" na cidade de Mauá, num domingo dia 10 de maio de 2015. Após o churrasco do dia das mães, as garotas resolveram reunir-se no Live Beer para um Happy hour. Estavam neste encontro, LF, CL e GS.

Transcrição

...((vozes incompreensíveis))GS:Nossa ta uma palhaçada essa greve cês tão de greve ainda"?
LF: To!(+) quase sessenta dias já.((vozes incompreensíveis))
CL: Eu também to sem salário não recebi nenhum centavo esse mês;((vozes incompreensíveis))
GS: E eles num dão nenhuma posição::se vai ter um acordo ou não vai:::? ((vozes incompreensíveis))
LF: Não meu;! o homem((em tom de ironia)) não negocia de jeito nenhum já teve várias(++)((vozes incompreensíveis)) tipo assim que eu me lembre teve duas ou três é::(+) ((vozes incompreensíveis)) reuniões que era para ser uma negociação mas ele não propôs nada, ((música de fundo)) sei como vai ficar isso ai não"!
GS: Não tem nein uma data para terminar?(2.0)((vozes incompreensíveis))
LF: Não;:: assim toda vez que marcam alguma: reunião a gente pensa que vai ter uma negociação,ai é um "balde de /ágra/ água fria"((metáfora)) porque ninguém(+) negocia nada, ninguém propõe nada/
CL: E o problema é a mídia né? a mídia fica::divulgando dados falsos, divulgando salários falsos, DIVULGANDO a porcentagem de professores que estão em greve: errada, tudo errado;! 
GS: mas por onde vocês vêm, assim::essas informações? na internet'? na televisão? ((risos ao fundo))
LF: Na internet principalmente a gente vê que sempre:: a PM divulga um número de:: pessoas no ato que é muito inferior, assim visivelmente inferior(++) ((vozes incompreensíveis)) fora que o próprio é:: portal ((distanciamento do som, para ascender um cigarro)) de transparência do governo ta dizendo lá que eu ganho quase 4.700 reais eu NUNCA ganhei isso na minha vida((indignação)) , nem quando eu tinha carga completa cum aula a noite que ganha mais i:::  ALE que é adicional de local de exercício que também tem um:::(+) uma gratificação a mais eu nunca cheguei nem perto de ganhar nem metade disso/
GS: Qui qué esse portal?((fala nervosamente))eu vi falar mais:: eu  num cheguei a:: verificar o que que é/
LF:É do governo mesmo!((vozes incompreensíveis))  É um portal de transparência que você digita o nome de qualquer funcionário público e aparece lá quanto essa pessoa SUPOSTAMENTE ganha mais quando você olha o salário de professores a maioria ta o dobro, o triplo que eles realmente ganham eu não sei pra onde esta indo esse dinheiro((indignação))/
CL:sem tirar::que eu tenho amigas na Zona leste que estão trabalhando cum salas de aula com 80 alunos
[GS:OITENTA?((erguendo as sobrancelhas)) 
[CL:Na lista: 
[CL:Sessenta e cinco presentes
[Gs:PRA UM PROFESSOR?((indignação))
[CL: e 80 pra um professor na lista. Isso num atingiu ainda Ribeirão Pires que é onde eu trabalho mais vai atingi né? começou no lado mais pobre /da/ do estado e vai continuar/
LF: foram fechadas mais de 3 mil salas(+)((vozes incompreensíveis)) nesse:,nesse ano eu tinha carga completa i fiquei com 18 aulas porque eu não tinha mais onde pegar aula na minha diretoria. 
GS: Eu vi uma reportagem:::essa semana que o Geraldo Alckmin vetou a verba né?((vozes incompreensíveis))  pra educação de jovens e adultos é verdade::?como é que é::? se /acei::/ como ta se aplicando isso?/
LF: Na minha escola que tem educação de jovens e adultos tem(++) 4 salas! Imagina ficar((risos ao fundo)) numa escola de periferia, a noite", até 11 horas da noite com 4 salas funcionando.(+)
GS: E como é pra vocês é::estar em greve: i saber qui uma BOA PARTE dos professores NÃO fazem greve?(2.7) ((vozes incompreensíveis)) 
LF: Ai: é revoltante!/
CL: eu entendo assim: que essa boa parte desses professores que não estão em greve, são muito influenciados pela mídia ((vozes incompreensíveis)) qui mente((indignação)) nos dados e também são influenciados por frustrações porque"eles acham que é do dia pra noite que essa briga de classes vai se resolver e eles tem que entender e tem que formar uma consciência política que não é assim! que vai demorar bastante pra gente conseguir alguma coisa, mas só que se não lutar não vai conseguir nunca! só vai perder cada ano a gente vai perdendo cada vez mais direitos e ai a educação vai ficando pior/.../

Análise

Trata-se de um diálogo entre duas professoras de Inglês e uma estudante de Letras, cujo o assunto abordado foi a greve dos professores.
A estudante, conduziu o diálogo de forma lúdica para criar um ambiente de conversa natural, afim de não deixar explícito que a conversa estava sendo gravada.
Com base no livro MARCUSSI, Luiz(2003).Análise da conversação.São Paulo:Ética. Observou-se na transcrição marcas da oralidade e do sotaque paulista.

Casos peculiares: Sendo o ambiente descontraído ocorre com frequência truncamentos de turno, que é a interrupção do diálogo entre os falantes. Neste caso, a CL foi a falante que mais cometeu interrupções no diálogo. Ainda no âmbito das interrupções, temos a sobreposição de vozes. Esta ocorre, sempre que uma ou mais pessoas falam ao mesmo tempo. Seja dentro do diálogo ou vozes de fundo. Outra características observada foi  o prolongamento de vogais em quase todas as falas da GS e da LF. Temos também, pausas frequentes, mesmo porque em argumentações é normal essa marca de oralidade já que os falantes levam algum tempo para organizar seus argumentos e respostas ao decorrer do discurso. 

Observando a transcrição como um todo, tanto a CL, a LF e a GS fazem uso predominante de abreviações de palavras. Esta é uma marca de oralidade recorrente em todas as línguas. A respeito dos sinais de entonação, a fala da LF continha muitas descidas, enquanto que a fala da GS não apresentou esta forma de entonação. Neste mesmo âmbito, as três  apresentaram o mesmo número de subidas. No aspecto fonético, o diálogo apresentou uso predominante de ênfase, em especial na fala da GS. Ocorreu também, o uso de  linguagem não verbal frequentemente  na fala da LF, isso mostra o quanto ela foi afetada pelo tema da conversa. Já a GS, teve uma expressão de surpresa em algumas informações ao decorrer do diálogo. O diálogo também apresenta na fala da LF, recursos estilísticos como: Ironia e metáfora.












2 comentários:

  1. A proposta inicial da atividade consistiu em estabelecer a relação entre teoria e prática. A análise da conversação consistiu em uma das possibilidades de estabelecer a relação proposta. No decorrer do curso, vocês serão convidados a aprofundarem perspectivas teóricas da área de linguagem e sociedade e usarão o espaço do blog, as atividades práticas e a reflexão de como essas discussões contribuirão para compreenderem como a linguagem é configurada em situações concretas de uso da língua e seus processos de construção de sentido. Bom trabalho a todos!

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  2. Olá,
    Vocês apontam questões interessantes para serem discutidas nas disciplinas de Análise do Discurso e Análise de Discurso Crítica e Semiótica.

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