Plano
de aula sobre aquisição a linguagem apara alunos de 9° ano
Ementa
De acordo com SANTOS,Raquel “A aquisição da linguagem” In: Fiorin, J.L Introdução à linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.
Objetivos
gerais:
A aquisição da linguagem é o processo no
qual crianças entre 0 a 4 anos aprendem a língua que posteriormente dominarão. Especificamente
trataremos desta discussão que ocorre na linguística com base na Língua Portuguesa.
Existem várias teorias que abordam este
tema e tentam explicar como se dá a aquisição.
Nesta aula, iremos tratar de duas das
principais teorias que são paralelas uma a outra:
Inatismo
De acordo com Chomsky (1965) todo falante é
composto de uma gramática inata, ou seja, que nasce com ela. Além da capacidade
inata a criança também possui a competência linguística e a criatividade.
Chomsky chamou essa capacidade inata de
dispositivo de aquisição a linguagem (DAL) que trabalha a partir das sentenças
que recebem, isto é, a criança tem contato com a língua transformando-a em
regras internalizadas.
Construtivismo
De acordo com Piaget, no construtivismo as
crianças constroem a sua linguagem a partir da experimentação, do estímulo, do
levantamento de dúvidas e desenvolvimento do raciocínio.
A partir dos estudos construtivistas,
outros teóricos como Vygotsky, acrescentaram a essa teoria o interacionismo que
defende as relações humanas historicamente e socialmente, isto é, os seres
humanos são fruto de sua cultura e da capacidade de interagir com o meio para
adquirir conhecimento.
Apresentar
aos alunos algumas das principais teorias sobre a aquisição.
Objetivos
específicos:
·
Reconhecer a influência
da aquisição para o aprendizado de língua materna;
·
Indicar as principais
diferenças entre as teorias apresentadas;
·
Aplicação e
reconhecimento do que é inato e construtivista;
Recursos metodológicos
Atividade em grupo, apresentação em sala
(cartazes, slides, banners e etc).
Avaliação
Atividade parte 1: Pesquisa em loco (7,0)
Atividade parte 1: Pesquisa em loco (7,0)
A partir das teorias apresentadas em sala
os grupos devem:
Visitar um jardim de infância de uma
creche próxima a escola. Cada grupo deve escolher 3 crianças e registrar tudo o
que for possível referente ao comportamento, conversa, brincadeiras e etc.
Atividade
parte 2: Registro (3,0)
Os alunos devem tentar diferenciar aquilo
que é inato das crianças observadas e o que é construído socialmente. Debater
com os outros grupos as experiências obtidas durante a pesquisa.
Após o debate, elaborar um relatório com
essas diferenças e com a conclusão sobre as teorias.
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