quarta-feira, 11 de novembro de 2015


            
Plano de aula sobre aquisição a linguagem apara alunos de 9° ano

Ementa

De acordo com SANTOS,Raquel “A aquisição da linguagem” In: Fiorin, J.L Introdução à linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.


         A aquisição da linguagem é o processo no qual crianças entre 0 a 4 anos aprendem a língua que posteriormente dominarão. Especificamente trataremos desta discussão que ocorre na linguística com base na Língua Portuguesa.
         Existem várias teorias que abordam este tema e tentam explicar como se dá a aquisição.
Nesta aula, iremos tratar de duas das principais teorias que são paralelas uma a outra:

Inatismo

         De acordo com Chomsky (1965) todo falante é composto de uma gramática inata, ou seja, que nasce com ela. Além da capacidade inata a criança também possui a competência linguística e a criatividade.
         Chomsky chamou essa capacidade inata de dispositivo de aquisição a linguagem (DAL) que trabalha a partir das sentenças que recebem, isto é, a criança tem contato com a língua transformando-a em regras internalizadas.

Construtivismo

         De acordo com Piaget, no construtivismo as crianças constroem a sua linguagem a partir da experimentação, do estímulo, do levantamento de dúvidas e desenvolvimento do raciocínio.
         A partir dos estudos construtivistas, outros teóricos como Vygotsky, acrescentaram a essa teoria o interacionismo que defende as relações humanas historicamente e socialmente, isto é, os seres humanos são fruto de sua cultura e da capacidade de interagir com o meio para adquirir conhecimento.

Objetivos gerais:
Apresentar aos alunos algumas das principais teorias sobre a aquisição.

Objetivos específicos:
·         Reconhecer a influência da aquisição para o aprendizado de língua materna;
·         Indicar as principais diferenças entre as teorias apresentadas;
·         Aplicação e reconhecimento do que é inato e construtivista;

Recursos metodológicos

         Atividade em grupo, apresentação em sala (cartazes, slides, banners e etc).

Avaliação

Atividade parte 1: Pesquisa em loco (7,0)

         A partir das teorias apresentadas em sala os grupos devem:
         Visitar um jardim de infância de uma creche próxima a escola. Cada grupo deve escolher 3 crianças e registrar tudo o que for possível referente ao comportamento, conversa, brincadeiras e etc.

Atividade parte 2: Registro (3,0)

         Os alunos devem tentar diferenciar aquilo que é inato das crianças observadas e o que é construído socialmente. Debater com os outros grupos as experiências obtidas durante a pesquisa.

         Após o debate, elaborar um relatório com essas diferenças e com a conclusão sobre as teorias.


  

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